terça-feira, fevereiro 28, 2006

E tudo o Bento levou...

17 Jornadas depois temos um novo Sporting
O ex-treinador da equipa júnior completa uma volta de leão ao peito com o Sporting mais perto do que nunca da liderança e dependendo apenas de si próprio para ser campeão nacional.
O conjunto de Alvalade consentiu apenas duas derrotas na nova era.
O Sporting depende exclusivamente de si próprio para sagrar-se campeão nacional em ano de Centenário.
Um cenário (quase) impensável há 17 jornadas, quando Paulo Bento assumiu o comando técnico, deixado vago por José Peseiro. É caso para dizer que, em apenas uma volta, Bento tudo mudou.
Mas, vamos por partes. O técnico leonino pegou num conjunto de jogadores, que ocupava o 7º lugar da Liga (com quatro vitórias e três derrotas), a cinco pontos do líder Sp. Braga e uma diferença de golos negativa (8 marcados contra 9 sofridos).
O início não foi fácil – dois empates consecutivos, em Barcelos e no Bessa –, mas, aos poucos, o novo timoneiro foi recolocando o leão na rota do título.O primeiro triunfo (polémico) surgiu em Alvalade, frente à U. Leiria, e daí para cá juntaram-se-lhe mais 10 – os últimos 5, consecutivos. Pelo meio, dois empates (FC Porto e Marítimo) e duas derrotas (E. Amadora e Sp. Braga). Contas feitas, são 37 pontos, que, numa classificação parcial, relativa as últimas 17 jornadas, fazem do Sporting líder, em igualdade pontual com o FC Porto. Por outras palavras, se o campeonato tivesse começado apenas com a entrada de Paulo Bento, leões e dragões disputariam, neste momento, ombro-a-ombro o topo da classificação. Os portistas teriam a melhor defesa e os sportinguistas o melhor ataque.
A capacidade goleadora dos leões neste período permitiu à equipa tornar-se a mais concretizadora da Liga. O Sporting soma 39 tentos, mais um do que o Benfica e quatro que o FC Porto. A este “título”, a equipa junta o da formação menos batida em casa, aqui em igualdade com dragões e bracarenses.As próximas 10 jornadas encarregar-se-ão de demonstrar se Paulo Bento tem condições de juntar mais alguns triunfos aos já alcançados na sua primeira experiência como treinador principal.

Sem comentários: