terça-feira, novembro 01, 2005

De volta, de novo...

Depois de mais um longo interregno, aqui estou de volta às minhas pequenas e dotadas de pouca importância escrituras.
Qual o motivo da ausência? Nem eu sei! Simplesmente não apeteceu... E tal como eu escrevi no princípio do blog (e que foi a única "linha editorial" que se manteve até agora), isto é um dia de cada vez mas não todos os dias.
Tenho lido, tenho pensado, tenho viajado no ciberespaço, etc...
Nas minhas viagens encontro verdadeiras pérolas, tais como esta:
E para que serve este link?
Bem, todos nós sabemos que os Americanos não são exemplo para quase nada mas este site é um bom exemplo para o que as nossas Universidades podiam fazer.
O MIT, uma das mais prestegiadas Universidades do Mundo, pegou nos materiais dos seus cursos e colocou-os on-line, em open-source. Ou seja, através deste link podemos consultar programas, bibliografias, trabalhos e muito mais documentos sobre cursos tão variados como Arquitectura, Filosofia e até cursos tecnológicos.
Temos de ter em conta que estes documentos - principalmente os relacionados com áreas do conhecimento como a História, a Literatura e a Filosofia - retratam um ponto de vista americano. Um dos maiores interesses é estudar esses documentos e verificar se os intelectuais da América também seguem a linha de pensamento geral dos seus compatriotas ou se são alguma luz na escuridão...

Sem comentários: