terça-feira, março 01, 2005

Tempo de sobra... ou talvez não!

Cinco horas e cinquenta e seis minutos da manhã. Uma excelente hora para escrever algo.
É sempre boa hora para escrever algo!
Fazer o turno da noite dá-nos tempo para muita coisa: ler, ver tv, internet, etc, etc, mas acima de tudo dá-nos tempo para pensar. Pensar na vida, pensar na morte, pensar na alegria e na tristeza, nos amigos mas também nos inimigos, pensar em nós, pensar em mim...
É uma coisa que fazemos menos do que pensamos que fazemos. Será que pensamos assim tanto em nós próprios? Pela minha experiência - e eu apenas posso falar por mim - acho que pensamos em tudo menos em nós! Pensamos como agradar aos amigos, ao patrão, aos pais e até ao cão... Pensamos nos refugiados iraquianos, nas crianças que passam fome, pensamos em salvar o Mundo - também quem pense em acabar com ele - e pensamos no futuro.
Mas uma coisa é certa, o Mundo não conseguimos salvar nem conseguimos agradar a toda a gente.
Portanto, o que temos a fazer é viver a nossa vida por nós próprios, tentar fazer o melhor que pudermos em tudo o que tentarmos e acima de tudo tentar não fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós próprios (viva a filosofia barata!).
Pode parecer egocentrismo, mas para podermos tentar fazer algo pelos outros e tentar tornar este Mundo um pouco melhor temos primeiro de tratar de nós mesmos e das nossas feridas.
Apenas quem está bem consigo mesmo pode dar ao próximo sem esperar nada em troca, pode disfrutar de todas as pequenas coisas que tornam a nossa vida Grande e pode amar e ser amado.
É uma tarefa complicada e para ela precisamos de muito tempo.
Por isso, o tempo nunca é de sobra...

Sem comentários: